Contato:
(11) 95871 0819

Ferramenta de recomendação para lojas virtuais: o que é?

A ferramenta de recomendação para lojas virtuais tem se mostrado extremamente útil para aumentar a conversão e, também, a popularidade de uma empresa. A ferramenta utiliza vários algoritmos para tornar o processo de compra e de desejo ainda mais rico, buscando tendências e preferências do público-alvo de uma determinada marca. 

Atualmente, esse tipo de tecnologia se tornou indispensável para qualquer loja virtual, tendo em vista que pode ser extremamente assertivo e garantir um maior volume de vendas. As recomendações dos produtos são feitas diretamente para o consumidor, ajudando-o a decidir, mais rapidamente, o que deseja e o que irá comprar. 

O que é a ferramenta de recomendação?

O sistema de recomendação, também conhecido como mecanismo de recomendação, nada mais é do que uma ferramenta capaz de utilizar vários algoritmos com análise de dados e, também, inteligência artificial para conseguir fazer recomendações na internet. Por meio dessas recomendações, um público maior pode ser atingido.

Ao falar sobre personalização de experiência voltada para o usuário, a ferramenta acaba buscando por vários dados de referência do perfil de compra daquele consumidor, analisando seu histórico e a navegação de cada usuário. Seus cliques, buscas e avaliações são levados em consideração para alcançar o resultado final.

A tecnologia de recomendação, de uma maneira geral, trabalha diretamente com a coleta de dados, o que acaba facilitando o processo para que o consumidor tome uma decisão, mostrando o que ele realmente procura com base em um perfil previamente traçado dentro da internet.

O surgimento dessa tecnologia.

Esse tipo de ferramenta acabou ganhando vida por volta dos anos de 1990. Os primeiros estudos realizados para que fosse originado se baseiam em várias áreas, como a ciência cognitiva e, também, a teoria da informação. A pesquisa se baseia na grande quantidade de informações que começaram a ser disponibilizadas na internet.

Com essa criação, foi possível solucionar o problema de uma grande quantidade de dados, além de trazer oportunidades para os negócios virtuais que começavam a surgir. O lucro começou a ser gerado de modo atrativo, tomando como base as necessidades dos clientes e a forma como consumiam.

O Tapestry pode ser considerado um dos primeiros sistemas de recomendação que surgiu no mundo, sendo capaz de fazer uma “filtragem colaborativa”.

Onde é possível encontrar a ferramenta de recomendação?

A ferramenta é comumente encontrada em grandes serviços de streaming, como a Netflix, bem como nas redes sociais, nos comércios eletrônicos e, especialmente, em lojas de aplicativos utilizadas no dia a dia. Mesmo que sejam segmentos bem diferentes, eles precisam lidar com uma vasta quantidade de dados dia após dia.

Sendo assim, mesmo que os clientes não saibam exatamente o que estão procurando, é possível melhorar a sua experiência com os sites, fazendo com que encontrem algo que seja atrativo e que, consequentemente, se torne um alvo de consumo posterior para garantir uma taxa de conversão agradável para as empresas.

Ferramenta de recomendação em lojas virtuais

A ferramenta de recomendação funciona de maneira extremamente ágil em relação às lojas virtuais, podendo ser considerada uma catapulta para o sucesso. Por isso, confira, abaixo, quais são os principais tipos e como eles podem ser úteis.

Vitrines personalizadas

As vitrines inteligentes personalizadas são bastante específicas em relação ao consumo dos clientes. Utilizando um histórico previamente disponibilizado nas redes, especialmente por causa dos cookies, é possível traçar um perfil de cada cliente e oferecer a ele exatamente o que está buscando, o que incentiva o consumo.

Dessa maneira, quando o consumidor estiver navegando por uma determinada loja, ele poderá se deparar exatamente com o que precisa sem a necessidade de analisar o catálogo inteiro, o que gera maior interesse.

Você também pode gostar de: Carrinhos abandonados: Saiba tudo sobre!

Vitrines não personalizadas

As vitrines não personalizadas também são extremamente úteis para as lojas virtuais, tendo em vista que são responsáveis por expor as novidades que chegaram ao site. Dessa maneira, o cliente sente a necessidade de consumir, especialmente se o produto vier acompanhado de alguma promoção.

Vitrines autônomas

Por fim, ainda há as vitrines autônomas. Elas são um tanto mais eficientes do que as vitrines comuns e funcionam de maneira automática, sendo pautadas em inteligência artificial. Então, realizam uma filtragem de comportamento dos consumidores e oferecem os melhores produtos. 

Sem dúvida, a ferramenta de recomendação é o mais eficiente para o seu negócio. Então, pensando nisso, implemente-o o mais rápido possível para aumentar sua taxa de conversão. 

pt_BRBR
Scroll to Top