Call to action é uma das estratégias que não pode ficar de fora, de modo algum, da sua página da web. Afinal, ela é uma “chamada para a ação” e ajuda o usuário a ser direcionado para algum caminho que você deseja.
Ela também é considerada um estímulo indispensável para convidar um cliente em potencial para fazer uma visita em seu site, contribuindo para que um lead, em certo momento, avance para as próximas etapas, bem como seja estimulado a comprar.
Afinal, o que é call to action?
Call to action é um termo em inglês que pode ser livremente traduzido como “chamada para a ação”. Dentro do ambiente digital, mais especificamente na área de marketing, essa expressão está diretamente relacionada com um hiperlink ou com um botão presente em algum site.
A partir disso, é válido mencionar que o principal objetivo desse botão é direcionar o usuário, que realiza uma interação com a página da empresa, para alguma outra fase de sua jornada de compra, seja a finalização do pedido ou a inserção de algum produto no carrinho.
Dentre as call to action mais conhecidas, é possível mencionar o “Compre aqui” e, também, o “Clique para saber mais”. Essa ferramenta é de extrema importância para gerar atração de usuários, a sua nutrição e, principalmente, a sua conversão. Sendo assim, o ideal é fortalecer o relacionamento e avançar os leads em todo o processo do funil de vendas.
Como utilizar a call to action da forma adequada?
É válido dizer que os botões de chamada para a ação podem ser utilizados nas mais diversas etapas do processo de vendas de uma organização, com o intuito de alcançar os mais diversos objetivos. Eles podem ser utilizados para atrair clientes, oferecer um desconto ou incentivar a finalização de uma compra.
A utilização da call to action faz total sentido em estratégias de marketing, tendo em vista que possuem uma relação direta com a fase da jornada de compra onde há a necessidade de ampliar o tráfego de visitantes. Em uma perspectiva do funil de vendas, a chamada para a ação assume o lugar da atração por inbound marketing.
É importante que os botões sejam utilizados de uma forma clara para que o lead entenda o seu propósito e o que será possível encontrar pouco depois de clicar sobre esse pequeno “anúncio”. Com um objetivo definido claramente, até mesmo a equipe da empresa poderá realizar a mensuração dos resultados com maior facilidade.
Passo a passo para criar uma boa chamada para a ação
Para construir uma boa call to action, é necessário pensar não apenas nos objetivos que visam ser atendidos, mas também reparar em outros elementos que serão a base para a criação do CTA.
Confira, abaixo, quais são os principais.
Relacione a call to action com os outros elementos da página
O CTA precisa estar diretamente alinhado com outras informações presentes na página e no conteúdo apresentado nela, permitindo que, dessa maneira, seja possível convencer o leitor e garantir que ele seja capaz de clicar na chamada apresentada.
Saiba escolher o tamanho da fonte e a cor correta para a chamada
Outros fatores que podem interferir na conversão da sua página são os fatores visuais. É importante saber escolher o tamanho da fonte e a cor adequada para que a chamada seja realizada. Ambos precisam ser complementares, entregando tons vibrantes e com um tamanho facilmente legível.
Defina uma posição visível para a inserção da CTA
A call to action precisa estar em um local chamativo e visível, permitindo que os usuários que estão visitando a página sejam capazes de localizá-la de uma maneira muito rápida, sem perder tempo. Por isso, é importante colocá-la, preferencialmente, na primeira parte do conteúdo, de modo centralizado.
Utilize gatilhos mentais
A utilização de gatilhos mentais pode ser um elemento chave para conseguir convencer o leitor a clicar no botão e realizar a ação desejada. Um dos principais gatilhos conhecidos, com toda a certeza, é o de urgência. Indique para o usuário que visualizou a página que ele deve realizar a ação de imediato, se não perderá uma chance única.
Focar em apenas uma call to action
Por fim, é indispensável manter uma única call to action em sua página. No entanto, isso não quer dizer que não pode haver mais de um botão no mesmo local. É preciso que todos eles, se houver a opção por mais de um, levem o usuário a um só lugar, fazendo o mesmo tipo de chamada para a ação.
Se isso não for bem elaborado, poderá desviar o foco do usuário para a real necessidade do seu site.
Call to action é uma estratégia que não pode ser esquecida! Por isso, aproveite as dicas deste artigo para colocá-la em prática agora mesmo!