A vitrine inteligente é uma forma de substituição dos modelos tradicionais das vitrines físicas. Elas chamam mais atenção, especialmente porque acaba funcionando como um vendedor virtual, oferecendo produtos de maneira inteligente e intuitiva de acordo com as necessidades e desejos de cada cliente.
Além disso, esse tipo de vitrine é capaz de fazer parte de uma ferramenta de recomendação, capaz de agir por meio de algoritmos, análise de dados e, também, inteligência artificial, melhorando a qualidade de propaganda de uma determinada empresa e, consequentemente, aumentando as conversões.
Afinal, o que é uma vitrine inteligente?
A vitrine inteligente nada mais é do que uma recomendação virtual, sendo capaz de substituir as vitrines físicas que acabam chamando a atenção das pessoas que passam pelas ruas. Recebe esse nome graças à sua ação como uma espécie de vendedor virtual, capaz de recomendar produtos de maneira inteligente em uma loja on-line.
As recomendações poderão ser feitas de maneira personalizada, ou não, ajudando a facilitar a integração com os clientes, bem como a aumentar o volume de vendas, acelerando as etapas de funil por consequência. Além disso, esse tipo de vitrine ajuda bastante no processo de tomada de decisão.
Como funciona uma vitrine inteligente por recomendação?
Querendo ou não, uma vitrine inteligente se torna responsável por uma tecnologia de recomendação, onde algoritmos são utilizados, bem como a análise de dados, para que os interesses dos clientes sejam devidamente identificados e categorizados a fim de ampliar o volume de vendas e as conversões.
Então, com base nesses dados tão relevantes do público, as vitrines virtuais são montadas pouco a pouco, permitindo que recomendações adequadas sejam enviadas aos clientes. Dessa maneira, as chances de fazer uma venda e ajudar no processo de tomada de decisão são bem maiores.
Quais são os tipos de vitrine inteligente?
Assim como já foi mencionado anteriormente, é possível dizer que a vitrine inteligente pode utilizar, ou não, a personalização para que as recomendações sejam feitas aos clientes. No entanto, essas recomendações podem ser feitas de modo genérico ou específico de acordo com as definições de uma empresa.
Por isso, conheça, abaixo, como funcionam os 3 principais tipos de vitrine.
Personalizadas
As vitrines inteligentes personalizadas são aquelas que utilizam a tecnologia de recomendação. No lugar de questionar os seus clientes sobre o que eles desejam comprar, o próprio sistema realiza uma análise das buscas anteriores, visando criar uma espécie de padrão para entregar o melhor produto possível.
Dessa forma, caso o produto mais buscado pelo cliente em questão seja “vestido sem alça”, é possível que o sistema traga apenas recomendações com esse tipo de peça de roupa. Além disso, ele trará uma vasta gama de opções, dentro do catálogo daquela loja, para que a pessoa escolha.
Não personalizadas
Também há uma vitrine inteligente que não é personalizada. Nesse caso, todas as recomendações realizadas para os clientes são as mesmas. Ainda assim, mesmo que haja essa “igualdade”, ela funciona muito bem, sendo capaz de ativar gatilhos mentais, visando a escassez, atração por novidades e, também, aprovação social.
Geralmente, este tipo de modelo leva em consideração as peças que chegaram há pouco tempo em uma loja, permitindo que os clientes observem, de maneira mais curiosa, o que pode ser comprado e o que é tendência. Assim, as chances de encaminhá-los para uma compra são bem maiores.
Autônomas
Por fim, ainda há as vitrines autônomas. De uma forma geral, elas podem ser vistas como uma versão um pouco mais eficiente do que as vitrines de recomendação comuns, pois funcionam de forma automática, sem maiores interferências. Esse tipo de vitrine pode funcionar graças à inteligência artificial.
Por meio do acréscimo dessa inteligência, é possível que haja uma análise em tempo real, permitindo que haja uma filtragem do comportamento dos consumidores, garantindo que os melhores produtos sejam oferecidos para eles e, também, quais são as melhores posições para fazer esse tipo de propaganda.
A vitrine inteligente pode trazer muitos benefícios para a sua empresa, como aumento da experiência de compra, taxa de conversão maior, ticket médio elevado e, também, um melhor giro de estoque. Por isso, não perca tempo e aplique esse método no seu negócio para melhores resultados!