Contact:
(11) 95871 0819

AIDA: o que é e como aplicar no seu e-commerce?

A otimização do processo de vendas deve ser uma prioridade para todas as empresas. Por isso, o método AIDA é tão requisitado, tendo em vista a sua capacidade de direcionar as ações da área de marketing e vendas tomando como base todas as etapas enfrentadas durante a jornada do cliente.

Por meio deste artigo, será possível conhecer um pouco mais acerca da metodologia, como ela pode ser aplicada e a sua importância para o mundo dos negócios. Leia até o final para conseguir incorporá-la corretamente em sua empresa sem precisar passar por imprevistos durante o processo.

Método AIDA: o que é?

O método AIDA é uma metodologia que foi construída a fim de acompanhar, direcionar e gerenciar todas as estratégias de vendas e marketing, levando em consideração as fases da jornada de compra de um consumidor, guiando-o diretamente para a fase de conversão, onde poderá virar um cliente.

As siglas apresentadas pela metodologia significam:

  • A: atenção;
  • I: interesse;
  • D: desejo;
  • A: ação.

Cada uma das letras apresenta um processo, e um caminho, pelo qual as equipes de marketing e vendas irão percorrer para que permita o sucesso comercial, tornando-o ainda mais eficiente e levando em consideração todas as demandas apresentadas pelos consumidores ao longo dessas etapas.

Quais são as etapas da metodologia?

O método AIDA leva em consideração algumas etapas para que seja implementado com sucesso. São elas:

  • aprendizado e descoberta;
  • reconhecimento da problemática;
  • consideração acerca da solução;
  • fechamento do negócio.

A partir de todas essas etapas, o método garante uma melhora expressiva no processo de compra, permitindo que o conteúdo relevante seja direcionado para o usuário até que ele mesmo possa tomar a decisão que acha mais adequada. Essa ação parte de um incentivo prévio.

Além disso, o método AIDA prega que é preciso atrair a atenção da persona desejada, criar e fazer a manutenção do interesse acerca do conteúdo compartilhado e da solução apresentada, fomentar o desejo de compra e, por fim, apresentar uma chamada para ação capaz de incentivar a conversão.

Como aplicar corretamente o método AIDA?

Após entender um pouco melhor o conceito da metodologia, é importante saber qual a forma correta de colocá-la em prática. Por isso, confira, abaixo, de forma detalhada, cada etapa que precisa ser colocada em prática para uma boa aplicação.

Chamar a atenção dos usuários

A primeira fase do método AIDA tem como objetivo chamar a atenção dos usuários que se enquadrem na persona elaborada pela empresa. Sendo assim, é indispensável que se considere o perfil do cliente ideal, permitindo a criação de anúncios adequados e outras estratégias capazes de gerar essa atratividade.

A partir do ponto de atração, o objetivo gira em torno de apresentar a sua empresa, o produto ou o serviço de uma maneira que seja capaz de fazer com que o usuário interaja. Sendo assim, durante esse período, é possível abrir mão de ações que atraiam algum usuário ainda desconhecido ou que não está diretamente relacionado com o perfil da organização.

Manter o interesse dos usuários

Na segunda fase, é preciso manter os usuários interessados na proposta apresentada pela empresa. Afinal, a atração inicial, por si só, não é capaz de segurar por completo as pessoas que visitam o site. Por isso, é indispensável que haja a criação de um vínculo com o cliente.

A partir disso, ele será capaz de entender os benefícios do que está sendo oferecido e, logo mais, apresentará ainda mais interesse no que está sendo vendido. Uma boa estratégia disso é a utilização de pop-ups de conteúdos ou de oferta, estimulando ainda mais essa curiosidade.

Despertar o desejo

Um cliente interessado em sua solução não é o suficiente para que ele se torne, de fato, um comprador. Por isso, no método AIDA, é preciso trazer um desejo que está voltado para os diferenciais oferecidos pela empresa. No e-commerce, esse interesse pode ser relacionado com a qualidade dos produtos, a velocidade de entrega ou o preço.

A personalização também é uma forma de garantir que o cliente esteja mais interessado em comprar o seu produto ou serviço. Sendo assim, um bom método para converter leads em clientes é utilizando as vitrines inteligentes, pois permitem que os produtos sejam exibidos de acordo com o interesse de cada usuário.

Converter um lead

Por fim, está na hora de converter um usuário, fazendo-o se tornar um cliente. Para que isso se torne possível, será necessário escolher algumas ferramentas poderosas. Ajuste o seu site com pop-ups de retenção, garantindo um senso de urgência para que o consumidor aproveite alguma oferta limitada.

No geral, criar uma boa experiência de compra por meio de recursos de busca inteligente e recomendações relevantes também pode ser uma solução útil.

O método AIDA é de extrema importância para quem quer garantir uma boa jornada de compra do usuário. Sendo assim, observe todas as dicas e use-as para colocá-las em prática!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Campos obrigatórios são marcados com *

en_USEN
Scroll to Top