O Google sempre traz novidades para os seus utilizadores, seja para aqueles que estão realizando pesquisas para passar o tempo ou para os que utilizam o buscador de maneira profissional. Pensando em viabilizar as atividades de empresas, o Analytics G4 foi criado com ferramentas ágeis e intuitivas.
A ferramenta se mostrou extremamente necessária para inibir reclamações de versões anteriores do mesmo sistema, garantindo uma usabilidade mais moderna e de acordo com as necessidades dos usuários. Por isso, para saber mais sobre como ela pode ajudar o seu negócio, leia este artigo até o final.
O que é o Google Analytics?
O Google Analytics nada mais é do que uma ferramenta que tem como principal objetivo realizar uma análise e monitoramento de eficiência da atuação online de usuários e empresas. Por meio desse tipo de dados, é possível criar várias estratégias para que o negócio se torne mais consistente e atraia uma maior quantidade de público.
Então, tomando como base essa ferramenta indispensável, o Google Analytics 4 foi criado. Ele se tornou uma atualização capaz de resolver todas as reclamações feitas por usuários anteriormente, garantindo que novas funcionalidades fossem adicionadas para que a análise de dados de comportamento dos usuários fosse feita.
Todas as informações presentes na ferramenta são de extrema importância para o setor comercial. Isso porque há como registrar o momento em que um usuário entra em um determinado site, bem como o instante em que ele saiu. Dessa maneira, é possível fazer deduções da permanência de compradores em potencial e traçar novas estratégias.
Quando o Universal Analytics será encerrado?
Levando em consideração o surgimento do Ga4 a fim de trazer melhores alternativas para os usuários, o Universal Analytics será desativado. Dessa maneira, no dia 1º de julho de 2023, todas as propriedades que faziam parte do Universal passarão a deixar de lado o processamento de novos hits. Sendo assim, o recomendado é mudar para o ga4.
Dessa forma, até a data previamente estabelecida, será possível usar e fazer a coleta de dados presentes no Universal Analytics. No entanto, após esse período ser ultrapassado, todos os dados que foram anteriormente processados na ferramenta só poderão ser acessados por, no máximo, 6 meses.
Quais as novidades do Google Analytics 4?
Muita coisa mudou no Analytics Ga4. Uma das principais modificações, que foi bastante nítida para os usuários, sem dúvida alguma foi a da interface. A maior diferença é que no ga4 as informações estão melhor divididas, sendo segmentadas entre os cards, permitindo que os usuários identifiquem melhor as informações.
Na nova versão do Analytics, todas as vistas anteriormente conhecidas foram terminantemente excluídas. Agora, só é possível observar as contas e as propriedades, sendo estas divididas entre websites ou aplicativos. Agora, os usuários poderão adicionar apps para extrair dados sem a necessidade de fazer vistas.
Além disso, a inclusão da análise de aplicativos também foi adicionada, viabilizando um trabalho mais amplo agora. Por meio dessa análise que mescla web e apps, é possível que a jornada dos usuários seja acompanhada de maneira mais profunda e completa, facilitando a elaboração de estratégias para as empresas.
Quais as funções do Google Analytics?
De uma maneira geral, o Google Analytics possui funções de monitoramento e análise de sites que são utilizados ao redor de todo o mundo. Para isso, a ferramenta acaba se integrando com serviços do Google, Search Console e, também, Ads. Assim, torna-se possível monitorar os perfis de acesso a um determinado site, conversões, páginas com grande volume de acesso e dispositivos utilizados.
Como adicionar o GA4 ao seu site?
Existem algumas formas de adicionar o Ga4 a um determinado site. A primeira delas é para quem já possui uma tag do Analytics presente na página. Para isso, basta criar uma nova propriedade, usar tag já existente na página e, por fim, clicar em “Gerenciador de Tag do Google”.
O passo a passo ficaria da seguinte forma:
- Abrir uma aba no Google Tag Manager;
- Clicar em “Tags” e, depois, em “Novas”;
- Clicar em “Configuração da tag” e escolher “Google Analytics: configuração do GA4”;
- Adicionar o ID da métrica;
- Selecionar “acionador” e “All pages”;
- Salvar a tag.
Para quem nunca usou o Analytics, será necessário realizar outro procedimento. Antes de mais nada, será preciso criar uma conta via Tag Manager e, em seguida, uma conta no Google Analytics. Para facilitar, basta utilizar o mesmo gmail para ambas as contas. Após criá-las, uma propriedade será criada de maneira automática.
Como mudar do Universal Analytics para o GA4?
Levando em consideração que o Analytics Ga4 se tornou uma das principais ferramentas de medição, é necessário saber como migrar do antigo modelo para o novo. Por isso, para facilitar o processo, confira o passo a passo abaixo:
- Crie uma propriedade dentro do Google Analytics 4;
- Crie um novo fluxo de dados;
- Faça a ativação da coleta de dados;
- Lembre-se de ativar os indicadores oferecidos pelo Google;
- Vincule ao Google Ads;
- Mapeie todos os eventos personalizados do Universal Analytics e coloque no Google Analytics 4;
- Faça a migração de todas as metas e conversões da versão antiga para a nova;
- Realize a validação e defina os lances para a conversão no Google Ads;
- Migre todos os públicos-alvo;
- Migre a medição de e-commerce;
- Adicione os usuários que desejar.
É válido dizer que os usuários da conta irão receber um acesso automático. Só será necessário adicionar os usuários que estejam na propriedade do UA de forma direta em uma nova propriedade do GA4.
Porque devo usar o Analytics em meu website?
Existem muitas vantagens ao utilizar o Google Analytics. A principal delas está na possibilidade de fazer uma mensuração do desempenho de todos os canais utilizados por uma mesma empresa. Além disso, ainda há como fazer uma configuração de metas para resultados assertivos.
O Analytics ainda possibilita um acompanhamento do caminho que foi realizado pelo usuário entre a página de vendas e o momento da conversão, além de oferecer as melhores configurações para as lojas virtuais.
Após descobrir todas as novidades do Analytics Ga4, está na hora de implementá-lo no seu negócio. A ferramenta traz inúmeras facilidades e garante resultados assertivos para as empresas.