Ao longo dos anos, os processos de venda começaram a se transformar para que pudessem se adaptar às necessidades dos tempos modernos. A partir desse ponto, uma série de novos conceitos começaram a surgir e, entre eles, está o sales engagement, que está diretamente voltado para a experiência do consumidor.
Ao fazer uma tradução livre para o português, é possível chamar esse termo de “engajamento de vendas”. Ainda que o termo pareça muito simples em uma rápida olhada, a técnica pode ser o principal diferencial para conseguir um bom desempenho dentro de um departamento comercial, especialmente entre o time de vendas e os compradores.
Sales engagement: o que é?
O sales engagement é um título dado a uma sequência interativa que acontece entre um vendedor e um prospect. No entanto, essa interação deve ocorrer durante o ciclo de vendas, tomando como principal foco o engajamento. Dessa maneira, as chances de fechar uma venda se tornam ainda maiores.
É possível que esses contatos aconteçam com a intermediação de redes sociais, videochamadas, aplicativos de mensagens, e-mails, ligações telefônicas ou qualquer outro tipo de comunicação. No entanto, a regra é clara: deve haver um contato com o cliente em potencial de forma que seja possível convertê-lo o mais rápido possível.
Serventia do sales engagement
O sales engagement serve para gerar uma maior quantidade de insights em relação ao time comercial, além de captar uma série de informações de alto valor acerca do comportamento e das preferências dos clientes em potencial. Assim, o uso de dados poderá ser abordado numa avaliação assertiva para entender como estimular o cliente.
O que não se enquadra em sales engagement?
É válido dizer que algumas técnicas não se enquadram, de forma alguma, em sales engagement. São elas:
- conteúdos técnicos, de difícil compreensão, que não apresentam para o consumidor um caminho claro e que não promovem nenhum tipo de ensino;
- envio de uma grande quantidade de e-mail marketing sem necessidade, com conteúdos genéricos e com foco, unicamente, nas vendas;
- abordagem de vendas totalmente sem organização, que não olha o cliente em potencial como alguém que precisa falar algo, nem com personalização do discurso para se adaptar ao público-alvo.
Como aplicar no seu negócio?
Veja, abaixo, algumas técnicas infalíveis para aplicar este método na sua empresa e fazer com que ele dê certo.
Primeiro, eduque os clientes
Antes de mais nada, será necessário educar os clientes, tendo em vista que um potencial comprador deverá passar por um longo fluxo de nutrição. É imprescindível demonstrar que há soluções oferecidas pela empresa que estão diretamente ligadas aos seus problemas e necessidades.
Esse tipo de educação pode ser realizado por meio de vídeos postados no Youtube, artigos depositados em blog ou, até mesmo, uma publicação nas redes sociais, que é uma excelente maneira de obter engajamento. Sendo assim, é mais do que relevante conhecer as dores dos clientes para entregar resultados satisfatórios.
Realize testes e não deixe de se planejar
Uma das formas mais simples de conseguir organizar o sales engagement é por meio de um bom planejamento comercial. Sendo assim, para que isso ocorra, a sua equipe precisará alinhar o discurso da empresa e fazer com que os vendedores saibam exatamente do que estão falando para identificar os argumentos a serem utilizados.
Organize o pipeline de vendas
Para que haja uma interação produtiva diretamente com o cliente em potencial, será preciso entender em qual dos momentos da jornada de compra ele está e qual conteúdo se mostrará mais relevante para aquele tipo de perfil. Assim, ficará mais simples criar uma conexão sólida e com uma troca satisfatória.
Ter um conhecimento amplo sobre o público-alvo da sua empresa é mais do que necessário, tendo em vista que será preciso captar as necessidades e as expectativas para elaborar campanhas de marketing e produzir conteúdos ricos para facilitar a estratégia de engajamento entre empresa e consumidor.
Opte por recursos tecnológicos
Os recursos tecnológicos são, praticamente, obrigatórios nos dias de hoje. Afinal, a tecnologia tem se mostrado a verdadeira aliada do comércio, seja ele virtual ou presencial. Por isso, traga recursos modernos, que sejam capazes de oferecer uma experiência de compra mais inteligente, prática e agradável para garantir a fidelização do seu cliente.