Personalização para lojas virtuais: como aplicar?
5 min de leitura
Última atualização: 26 de maio de 2025

Personalização para lojas virtuais: como aplicar?

Foto de Juliana Custodio

Juliana Custodio

Fundadora da Etag Digital, formada em Business com MBA pela Universidade de Gloucestershire, traz mais de 15 anos de experiência em marketing digital e um histórico de sucesso na criação de startups internacionais.
5 min de leitura
Última atualização: 26 de maio de 2025

A personalização para lojas virtuais pode ser a arma secreta responsável por melhorar a qualidade do serviço oferecido ao cliente. Quanto maior for a conexão entre o site e o consumidor, melhor será a taxa de conversão e, consequentemente, os lucros irão aumentar gradativamente com a satisfação.

Graças à produção em larga escala, assim como a grande quantidade de informações que circula na internet, quanto melhor for a especificação dos produtos para os clientes, melhor. Isso permite que o consumidor se sinta exclusivo e, consequentemente, recomende o local de sua compra para outras pessoas igualmente interessadas.

O que é personalização?

A personalização nada mais é do que uma estratégia que consiste em visar a exclusividade e a individualidade de cada um dos clientes. Assim, produtos, serviços e experiências são desenvolvidos e divulgados de maneira mais clara e assertiva, tornando a jornada de compra mais direcionada.

Sendo assim, é muito comum dizer que a generalização e a personalização são termos opostos, especialmente porque a generalização acaba indo para o lado contrário das comunicações de massa, levando em consideração que ela trata todos os clientes como se fossem um só, o que pode ser prejudicial.

Para que seja possível oferecer um serviço personalizado, as características e peculiaridades de cada cliente precisam ser devidamente analisadas. Assim, as soluções esperadas serão oferecidas e, consequentemente, a satisfação será maior.

Tipos de personalização disponíveis

Existem vários tipos de personalização disponíveis para aplicar em um e-commerce. Cada uma das técnicas a serem mencionadas podem se tornar complementares e, também, utilizadas em um mesmo período. Veja, abaixo, que tipos são esses e como eles funcionam em relação à interação com o cliente.

De produtos

A personalização de produtos visa garantir que os produtos sejam customizados pelo próprio consumidor, seja por meio de estampas, cores, materiais ou modelos. Para que essa estratégia seja aplicada, é necessário que a imaginação e a criatividade estejam em primeiro plano, visando uma melhoria considerável na reputação da marca.

De conteúdo

Em relação à personalização para lojas virtuais, o modelo de conteúdo é responsável por agir por meio de ações de marketing digital. Por meio dele, há um desenvolvimento e uma distribuição de vários conteúdos segmentados, voltados para um grupo específico de consumidores.

De navegação

A estratégia de navegação leva em consideração uma análise de dados previamente estudada, com o uso da inteligência artificial e, também, de Big Data. Ela está muito presente em mecanismos de busca, redes sociais e streaming, trazendo exatamente o que o consumidor anda buscando em suas redes.

De atendimento

A personalização de atendimento busca atender a todas as necessidades, bem como as necessidades, de cada um dos clientes, levando-os como indivíduos com gostos e interesses diferentes uns dos outros. Então, da mesma maneira que na personalização de conteúdo, há a necessidade de segmentação do público.

De experiência

Por fim, ainda há a personalização de experiência. Ela pode estar relacionada com todas as anteriores mencionadas, pois valoriza especificamente a experiência do usuário voltada para alguma marca ou empresa.

Vantagens da personalização para as lojas virtuais

Existem muitas vantagens na personalização para lojas virtuais. A primeira delas é uma melhora na experiência de compra, pois o cliente consegue se sentir compreendido e acolhido por uma determinada marca. Isso faz toda a diferença ao longo do processo de compra.

Além disso, ainda há o aumento da taxa de conversão, tendo em vista que o cliente se sente mais confortável naquele espaço. A fidelização também é um fator importante, porque, ao mostrar que enxerga o consumidor além do seu consumo, a marca consegue mantê-lo fiel por muitos anos.

Como fazer a personalização da experiência de compra?

Para que a personalização da experiência de compra seja realizada da maneira correta, será preciso seguir 4 passos:

  1. Segmentação com base em leads;
  2. Personalização da navegação dentro do próprio site;
  3. Personalização de produtos;
  4. Disponibilização de check out inteligente.

Cada uma dessas etapas fará a verdadeira diferença para o site, tendo em vista que o cliente precisa ser colocado no centro das divulgações e das produções dos produtos e serviços que serão disponibilizados.

Agora que você já sabe como a personalização para lojas virtuais funciona, coloque as estratégias em prática para oferecer uma melhor qualidade de serviço para os clientes, além de possibilitar a fidelização do público.

Aprenda um pouco mais:

Gostou do artigo e quer aprimorar receber mais?

Assine gratuitamente meus informativos e receba semanalmente conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail. Não se preocupe, não lhe enviarei spam.

Ao se cadastrar, você declara que leu e concorda com a nossa política de privacidade e cookies.

Foto de Juliana Custódio

Juliana Custódio

Acompanhe todos os artigos

Todos os artigos

Gostou? Compartilhe!

plugins premium WordPress
pt_BRBR