Contato:
(11) 95871 0819

Estratégia de branding: dicas para fazer a sua

As boas estratégias de branding estão voltadas para ações que transformam uma marca em um símbolo forte dentro do mercado. É por meio delas que se pode fazer com que a sua empresa seja vista pelo público consumidor como uma escolha lógica, descartando qualquer outra possibilidade oferecida.

No entanto, existem diversos segredos que precisam ser aprendidos acerca dessas estratégias, especialmente para quem deseja fortalecer a marca da maneira certa. Seja no e-commerce ou em lojas físicas, utilizar esse critério pode ser um grande diferencial que irá alavancar os resultados dentro do mercado competitivo.

Estratégia de branding: o que é?

A estratégia de branding nada mais é do que um conjunto de ações que foram especialmente pensadas para garantir o fortalecimento de uma marca, fazendo com que ela se torne facilmente reconhecida pelos consumidores. Dado esse conceito, é importante não confundir branding com marca, embora sejam parecidos.

Uma marca pode ser definida como um aglomerado de valores e experiências que são passadas diretamente para o consumidor de uma determinada empresa. É por meio dela que há uma fácil identificação visual e, também, do processo de atendimento prestado ao cliente.

Por outro lado, o branding traz uma gestão de estratégias dos elementos encontrados em uma marca, possibilitando a criação de uma relação afetiva entre o público e a empresa, tomando como base a identidade visual, a presença em mídias sociais e, também, o posicionamento.

Por que investir em uma estratégia de branding?

Um dos efeitos mais perceptíveis da transformação digital voltada para o comércio foi o empoderamento do consumidor, transformando-o em uma peça ainda mais fundamental para as empresas. Em sua maioria, o cliente dá preferência para marcas que oferecem cuidados especiais e compreensão para si.

Sendo assim, a estratégia de branding acaba se tornando indispensável graças ao poder de decisão elevado do consumidor. Utilizando esse tipo de tática, a empresa consegue passar os seus valores de forma efetiva e, consequentemente, melhorar a experiência de compra de cada um de seus consumidores.

Com as estratégias devidamente alinhadas, todos os aspectos necessários para uma boa experiência de compra são colocados na mesa, permitindo a criação de uma conexão emocional com o público, além da ampliação de vendas, das propagandas orgânicas e, também, da fidelização do comprador.

Afinal, como fazer uma boa campanha de branding?

É importante dizer que as campanhas de branding não podem ser criadas a esmo, sem qualquer tipo de preparação. Avaliar os clientes, saber do que eles precisam e quais são as tendências do momento pode fazer muita diferença. A Coca-Cola é um grande exemplo de marca que trabalhou arduamente para manter a fidelidade de seu público.

Para que algo sólido e relevante seja criado, há a necessidade de estabelecer um tempo de maturação, ainda que esse período seja longo. Conquistar a confiança do público pode levar alguns anos, mas vai valer a pena a longo prazo. Para facilitar essa caminhada, confira quais são as estratégias mais assertivas.

Tenha um posicionamento definido

O primeiro passo para garantir a fidelidade dos clientes está, justamente, na definição do posicionamento da empresa. Para que isso seja possível, é necessário responder às seguintes perguntas:

  • Como o consumidor deve lembrar da sua marca?
  • Quais são os sentimentos que os clientes precisam ter ao lembrar de um produto?
  • Quais são as vantagens e diferenciais dos produtos e serviços oferecidos?

Mantenha seu time preparado

Deixar o seu time preparado é uma excelente opção, pois, dessa forma, ele saberá exatamente qual é o posicionamento da marca sem precisar levar muito tempo para assimilar essa informação. Por isso, por meio de treinamentos, os colaboradores conseguirão entender os valores e a essência da marca.

Valorize a identidade visual da empresa

A identidade visual é um passo extremamente importante, especialmente quando o posicionamento da empresa já está definido. É a partir dele que a tipografia, as cores e o logotipo poderão ser escolhidos de modo mais assertivo, entrando em concordância com as propostas da marca.

Todos os materiais devem levar a personalidade da marca consigo, sejam eles impressos ou distribuídos em redes sociais e na internet. Para isso, será preciso se aprofundar nos componentes gráficos e buscar a compreensão dos elementos que chamam mais a atenção do consumidor.

Gostou de saber mais sobre como a estratégia de branding pode se tornar um diferencial para a sua empresa? Então, leia mais dicas em nosso blog.

pt_BRBR
Scroll to Top