Threads: uma nova rede social
6 min de leitura
Última atualização: 26 de maio de 2025

Threads: uma nova rede social

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Juliana Custodio

Fundadora da Etag Digital, formada em Business com MBA pela Universidade de Gloucestershire, traz mais de 15 anos de experiência em marketing digital e um histórico de sucesso na criação de startups internacionais.
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Última atualização: 26 de maio de 2025

As redes sociais têm ganhado muito espaço nos últimos anos, seja para uso pessoal ou profissional. No entanto, nem todas elas ganham tanta popularidade quanto o Facebook, o WhatsApp ou o Twitter. Pensando em receber destaque para debater nas redes, o Threads foi lançado recentemente.

Um dos principais objetivos dessa nova rede social consiste em bater de frente com o Twitter e ganhar mais notoriedade entre os usuários que se mostravam completamente insatisfeitos com o formato restrito desse aplicativo. Para conhecer um pouco mais sobre essa nova opção e entender a sua disputa, leia este artigo até o final.

O que é Threads?

O Threads foi visto como a nova rede social mais popular entre as outras. Muitas pessoas começaram a falar sobre ela e, assim que houve o lançamento, se prontificaram a criar uma conta. Sua autoria vem por parte da empresa Meta, gerida por Mark Zuckerberg, o polêmico dono do Facebook e do Instagram.

Um dos principais atrativos oferecidos pela rede social é a sua grande abrangência de interação com o público. Diferente do Twitter, que foi comprado por Elon Musk e acabou se tornando, de certo modo, uma “bagunça”, há novas funções disponíveis e que atendem às necessidades dos usuários da antiga rede social do pássaro azul.

Também é válido dizer que o Threads está diretamente ligado com o Instagram, que é uma rede do mesmo grupo. Sendo assim, com a nova plataforma, é possível:

  • Manter o mesmo @ previamente utilizado no Instagram;
  • Seguir todas as pessoas que já são seguidas na sua conta do Instagram;
  • Buscar informações que já existem na sua conta, como link do perfil, bio e foto;
  • Seguir perfis que já existem no Instagram, mas que ainda não ativaram sua conta no Threads.

Como fazer cadastro no Threads?

Para fazer um cadastro no Threads, o queridinho do momento, é importante seguir alguns passos. São eles:

  1. Instalar o aplicativo por meio da loja virtual, seja por Android ou iOS;
  2. Fazer o login utilizando as credenciais do Instagram;
  3. Fazer a importação da bio e da foto de perfil do Instagram;
  4. Selecionar o perfil no Threads para ser público ou privado;
  5. Escolher quem seguir, ou não, em relação às contas já seguidas no Instagram;
  6. Ler todas as informações em “Como o Threads funciona”;
  7. Clicar em “Entrar no Threads” para aproveitar a rede social.

O processo é extremamente simples e muito se assemelha com a criação de contas em outras plataformas. A principal diferença, no entanto, está na integração entre o Instagram e a nova plataforma, onde é possível utilizar os principais dados.

Threads e Twitter: um duelo virtual

É muito comum ver notícias que falam sobre a importância das redes sociais nos dias de hoje, porque elas são utilizadas tanto para ganhos pessoais quanto empresariais. Por isso, nos últimos anos as empresas passaram a investir na criação de suas próprias plataformas para permitir uma interação maior entre os públicos.

No entanto, graças ao surgimento do Threads, a empresa X Corp, responsável pela administração do Twitter, a disputa entre a popularidade de ambas as redes acabou ultrapassando o âmbito virtual. Mark Zuckerberg e Elon Musk prometeram se enfrentar na “rinha dos bilionários” na vida real, sendo promovida pela UFC.

Inauguração em grande estilo

O Threads foi lançado em 5 de julho de 2023 e, nas primeiras horas em que ficou no ar, cerca de 2 milhões de usuários já fizeram o download da plataforma. No entanto, foram muitos os comentários, onde a maioria se mostrava negativa. Muitas pessoas acabaram comparando, inevitavelmente, a rede social com o Twitter.

Por que adotar redes sociais na sua empresa?

Muitas pessoas acreditam que uma empresa não precisa ter redes sociais, já que elas são usadas apenas para comunicação entre amigos e familiares. No entanto, em um mundo onde a tecnologia é extremamente presente, se inserir nesse meio pode ser uma verdadeira propaganda.

Conheça, abaixo, alguns motivos para inserir a sua empresa em plataformas sociais.

Monitoramento do público

Ao optar por uma nova rede social, principalmente aquela que está em alta, como o Threads, é possível monitorar o público e saber exatamente do que ele precisa. É nesse tipo de plataforma que podemos descobrir os interesses, as necessidades e as preferências do público-alvo.

Além disso, estar em uma nova rede social pode permitir que a empresa esteja mais atenta aos feedbacks apresentados. Todos os comentários que forem realizados na plataforma poderão trazer insights ricos para a marca, podendo servir como fonte de desenvolvimento em um produto ou serviço no futuro.

Garantir presença nos meios atuais

Muitas empresas acabam esquecendo de se atualizar e buscar uma rede onde o seu público apresenta maior interação. Por isso, é bem provável que a concorrência consiga alcançar muito mais espaço e, consequentemente, se sobressair em relação a quem deseja não evoluir de acordo com as demandas.

Sendo assim, firmar a sua marca dentro das redes sociais é uma tarefa de extrema importância, tendo em vista que a maior parte dos consumidores enxerga mais credibilidade em quem está virtualmente presente. Por isso, é necessário fazer uma pesquisa e adaptar o perfil para cada tipo de plataforma.

Prestar atenção nas ações da concorrência

Uma rede social que acabou de ser criada, e apresenta grande relevância na internet, pode ser uma grande fonte de informação. Afinal, ao monitorar como as outras empresas utilizam aquela plataforma em específico, é possível entender quais são as principais tendências e o que funciona dentro das estratégias de marketing.

Ao descobrir como promover a sua própria empresa nas redes sociais, há uma grande chance de atrair mais público e, ainda por cima, permitir que a sua marca tenha mais força dentro das redes. O ideal é que sempre haja um monitoramento das tendências e novidades.

O Threads é uma plataforma nova e extremamente requisitada pelos usuários da internet. Por isso, é importante manter um monitoramento em seus resultados e tendências para conseguir aplicar de maneira inteligente e garantir bons resultados tanto em seu uso pessoal quanto no uso profissional da plataforma.

Aprenda um pouco mais:

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