O que é hotsite e como utilizar em seu e-commerce

É muito comum que as pessoas que estejam no meio das vendas pela internet tenham ouvido falar no termo “hotsite”. No entanto, nem todas elas sabem o seu significado. De toda a maneira, ele é uma ótima estratégia para quem pretende estabelecer ações pontuais, bem como conversões voltadas para o fundo de funil.

Para os clientes que já têm familiaridade com a sua marca, esta será uma excelente estratégia a ser adotada. Ainda que, em muitos casos, seja confundido com um site normal ou com landing page, suas características únicas podem desfazer esse mal entendido. Confira, neste artigo, um pouco mais a respeito.

Hotsite: o que é?

O hotsite é um termo que deriva da língua inglesa e tem como tradução, de forma livre, “site quente”. Afinal, ele está voltado, em sua maioria, para clientes fundo de funil, que apresentam uma chance muito maior de conversão. É exatamente por isso que recebe esse título, pois está “fervendo” de oportunidades de conversão.

Ele também pode ser conhecido como minisite ou microsite, definindo-se como uma página da internet diferente do site convencional ou institucional que as marcas estabelecem. Seu principal foco é voltado para uma ação ou para alguma campanha específica e muito pontual. Sendo assim, na maior parte das vezes, é um site temporário.

Outra característica que precisa ser relatada a respeito dessa ferramenta é a sua composição por meio de uma ou mais páginas de vendas, dependendo, principalmente, de qual é o objetivo. No geral, apresenta poucas páginas, pois seu foco está voltado para informações específicas sobre um assunto pontual.

Principais diferenças entre hotsite, site e landing page

O hotsite é muito semelhante a um site, só que em menor proporção. Em relação à sua estrutura, são completamente diferentes, tendo em vista que o hotsite é mais voltado em um assunto específico e busca converter possíveis clientes. Um de seus principais objetivos é trazer maior imersão para os usuários acerca de algum conteúdo da marca.

O site, por sua vez, é um endereço oficial para a empresa dentro da web. É necessário que existam conversões dentro dele, embora não seja o único objetivo a ser atingido. Dentro de um site institucional, várias informações são apresentadas, como a história de uma empresa, políticas e termos, além do contato que pode ser realizado pelos clientes.

Por fim, a landing page possui foco completo em conversão, independente de estar no topo ou no fundo de funil. A página deve ser muito objetiva, apresentando ofertas, como a venda de algum serviço ou produto. Ela também pode ser voltada para a geração de leads, ideal para captar informações de clientes em potencial ou clientes antigos.

Características indispensáveis para um hotsite

Uma das principais características de um hotsite se volta para a objetividade. É necessário que essa ferramenta seja usada para imersão em um tema específico. Dessa maneira, ela precisa causar o efeito esperado, trazendo o assunto de modo completamente pontual para não desperdiçar o tempo do cliente.

Também é preciso que possua uma única função. Sua criação deve ser pautada em um só objetivo. Se a sua criação for para a divulgação de um produto, este precisará ser o seu único papel. Além disso, também há a necessidade de que a sua existência seja dada por um tempo limitado.

Outro ponto importante é que o hotsite pode ser focado em conversão, mas, não necessariamente, ele serve apenas para isso. Afinal, a página também poderá ser utilizada para apresentar alguma novidade ao público, uma nova linha da marca ou uma curiosidade sobre algum tema específico.

Principais vantagens da utilização de um hotsite

Confira, abaixo, as vantagens de ter um hotsite.

Visibilidade

O primeiro ponto é a sua visibilidade, tendo em vista que a ferramenta é um espaço separado do site convencional, permitindo um destaque e visibilidade para algum tema específico que seja abordado.

Baixo custo

Ter um baixo custo pode chamar a atenção de diversas empresas. Afinal, isso faz com que os elementos sejam destacados sem a necessidade de um investimento desproporcional, como acontece com os anúncios pagos. Nos hotsites, os custos serão voltados unicamente para a mão de obra utilizada para a sua criação ou para o pagamento de alguma plataforma que os disponibilize.

Personalização

Você também poderá ter um maior poder de customização, transformando a sua página da maneira que bem entender. Sendo assim, quando houver alguma data comemorativa importante, como é o caso do Natal ou do Dia das Mães, toda a página poderá receber um toque especial para apresentar as informações pretendidas.

A utilização dos hotsites pode ser uma oportunidade única de gerar maior integração com os clientes e, também, realizar uma alta taxa de conversão. Passe a usar essa ferramenta caso deseje obter bons resultados a curto e longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRBR
Rolar para cima