O Google Trends se mostrou uma ferramenta indispensável para quem deseja ter acesso às principais tendências do mercado. Por meio dele, é possível fazer uma busca aprofundada acerca de palavras-chave que estão em alta, viabilizando um melhor trabalho e, também, garantindo uma boa conversão para páginas e produtos.
Por meio desse buscador do próprio Google, há a possibilidade de saber o que tem sido pesquisado com frequência, utilizando filtros que indicam a localização dessas buscas e qual é o período que foi determinado por cada um dos usuários. Então, para saber mais sobre essa ferramenta facilitadora, continue a leitura do artigo.
O que é o Google Trends?
O Google Trends nada mais é do que uma ferramenta capaz de trazer os assuntos, bem como as palavras-chave, mais populares entre os usuários do site. Todas as informações que são disponibilizadas são geradas de acordo com uma base de dados sólida criada pelo Google, que é a página da web mais usada no mundo para a realização de pesquisas.
A ferramenta funciona de maneira gratuita, permitindo que os interessados consigam acompanhar todo o nível de buscas realizados pelos usuários acerca de uma determinada palavra-chave, seja ela específica ou um assunto mais generalista. Isso pode ajudar, e muito, a criar conteúdos de alta relevância para sites.
Além disso, o Trends também permite que algumas comparações sejam feitas, utilizando uma série de termos de pesquisa. Há a possibilidade de fazer uma avaliação da sazonalidade ou do crescimento de um determinado assunto. Esse fator também ajuda a criar uma estimativa para a utilização de alguns conteúdos em sites.
Para que serve o Google Trends?
De uma forma mais ampla, é possível dizer que o Google Trends tem como principal objetivo permitir que os interessados nesse tipo de ferramenta acompanhem, de maneira direta, a evolução de um determinado número de buscas para uma palavra-chave específica ou, até mesmo, de algum tópico de interesse.
Por meio do Trends, os usuários conseguem ter uma melhor visualização de quais são os assuntos que estão em alta e quais deles podem acabar sendo deixados de lado pelos usuários da internet. Para quem possui um site, um blog ou qualquer outro conteúdo na internet, esses dados podem se mostrar totalmente relevantes.
Como pesquisar no Trends?
Antes de mais nada, para saber como pesquisar na ferramenta, é imprescindível acessar o site do Google Trends. Clique aqui para fazê-lo. Depois disso, basta ficar de olho na página inicial da ferramenta, que estará dividida em dois pontos indispensáveis: o corpo e o cabeçalho trazendo informações relevantes.
Na parte superior da página, é possível acessar o menu principal fornecido pelo Trends. Haverá, também, uma barra de pesquisa para que os tópicos ou palavras-chave sejam explorados da maneira desejada. De uma maneira geral, o site é bastante intuitivo e trará uma grande facilidade para todos os usuários interessados.
Indo um pouco mais para baixo na página, é possível observar quais são os assuntos amplamente comentados naquele dia em específico, além de poder filtrar quais são os tópicos que deseja explorar, seja por alguma categoria de sua preferência ou pela localização, o que pode facilitar bastante o trabalho.
Para quem deseja uma busca um pouco mais avançada, é possível procurar por termos relacionados. Dois blocos serão apresentados logo abaixo do relatório gerado, trazendo informações de grande relevância. Em ambos os blocos haverá a possibilidade de realizar o download dos dados apresentados, podendo incorporá-los em alguma mídia.
O que é palavra-chave
Uma palavra-chave nada mais é do que um termo que é composto por uma única palavra ou por mais palavras. Ela ajuda a resumir um determinado conteúdo e, consequentemente, aparecerá com maior frequência. Geralmente, é aquela palavra que o usuário busca em um site para solucionar um problema ou tirar uma dúvida.
Resumindo: a palavra-chave é o termo principal de um artigo, página ou loja. Ela serve para orientar os usuários e garantir que encontrem o conteúdo que estão pesquisando de uma maneira mais clara, fácil e ágil. Além disso, o próprio Google pode rankear determinadas páginas pela boa utilização das keywords.
Busca por tendências
Uma das funções encontradas facilmente no Google Trends é a de busca por tendências. Por meio dessa funcionalidade, há como acessar os assuntos que estão sendo pesquisados com maior frequência no Google em um período de, aproximadamente, 1 hora. Assim, existem os filtros das tendências por localização e as pesquisas com maior popularidade.
Para quem quer uma pesquisa mais detalhada, também há como conferir as tendências que surgiram nos dias anteriores, inscrevendo-se para que o Google notifique via e-mail sobre as atualizações daquela tendência escolhida.
Comparação de termos de busca
No Trends, também é possível fazer um comparativo dos termos de busca pesquisados pelos usuários. Essa funcionalidade fica na parte de cima do relatório gerado sobre algum termo específico, sendo possível selecionar outros tópicos com a finalidade de observar o seu volume de buscas e entender qual deles é o mais popular.
Analisando dados
Depois de compreender como o Google Trends funciona, é importante saber como esses dados podem ser analisados a favor de uma determinada página ou blog. Para que a análise seja realizada de modo proveitoso, basta abrir o explorador de tópicos presente na ferramenta e fazer a filtragem do conteúdo desejado.
Depois, basta observar o pico daquela tendência em específico e saber se há algum intervalo entre as pesquisas. Também há como conseguir uma lista de quais são as informações relacionadas àquela tendência, viabilizando uma variação na criação de conteúdo.
A importância do uso da ferramenta
A ferramenta é de extrema importância para empresas que querem gerar conteúdos relevantes, bem como investir em ações no momento mais adequado e saber o que está em alta no mercado. Dessa forma, as informações poderão ser convertidas em lucro e o público se manterá apegado a um determinado domínio.
Sem dúvida alguma, o Google Trends é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa ou empreendedor que deseja crescer. Por isso, buscar mais informações sobre ela e utilizá-la na rotina de produção pode ser um grande diferencial.