ERP: O que é? Preciso de um?

O que e ERP

Muitas pessoas não sabem qual é o significado da sigla ERP. No entanto, em meio a um mundo totalmente tecnológico, onde os sistemas trabalham diretamente com os colaboradores, é necessário se manter atualizado, tanto para ter um conhecimento amplo de sua utilização quanto para aplicá-lo na rotina de trabalho.

Ainda que muitos gestores não estejam cientes sobre esse tipo de solução, muitas das funcionalidades desse sistema têm como principal objetivo ajudar o negócio a crescer, além de agilizar as atividades. Por isso, para não ficar de fora de um assunto tão relevante, confira todos os detalhes neste artigo.

O que é um ERP?

ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning que, em tradução livre, significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Sendo assim, quando a expressão “sistema ERP” entra na discussão, isso significa que há um software que se mostra responsável pelo processo de automatização de atividades manuais, pelo armazenamento de dados e, também, pela unificação da visualização de alguns resultados.

De uma maneira geral, esse tipo de planejamento funciona de maneira unificada a um software de gestão que tem como principal objetivo fazer a unificação de informações com o intuito de melhorar o fluxo de trabalho entre as mais variadas áreas de uma empresa. Isso é extremamente necessário, pois leva em consideração que cada departamento precisa dessa ferramenta.

Sendo assim, no lugar de cada uma das áreas da empresa adquirir um software isolado, esse sistema ajuda a reunir todas as informações necessárias de um modo integrado e bastante inteligente, fazendo com que a empresa seja autônoma no quesito de realizar tarefas do dia a dia, além de propiciar a comunicação interligada.

Como um ERP pode te ajudar?

Existem muitas maneiras de ser ajudado por um ERP, mas suas soluções estão diretamente voltadas para a rotina da empresa. Em um primeiro instante, o sistema é responsável por fazer uma administração ágil das contas que precisam ser pagas e recebidas, além da possibilidade de monitoramento de vendas e acompanhamento de pedidos.

A ferramenta também é responsável por auxiliar no gerenciamento de pessoas, visto que traz uma oferta ampla de informações sobre como a equipe está trabalhando e como a escalabilidade da produtividade está indo. Dessa forma, o sistema consegue facilitar todo o gerenciamento das informações em setores diferentes.

Vantagens de um bom ERP

voce sabe o que e erp

São muitas as vantagens em aplicar este tipo de software em uma empresa, mas é necessário lembrar que o ERP deve ser bem avaliado e oferecer recursos suficientes. De uma forma geral, os pontos positivos de sua aplicação no mercado são:

  • Otimização e automação de processos que antes eram manuais e trabalhosos;
  • Gestão com integração e maior segurança para os dados geridos pela empresa;
  • Redução de riscos e tomadas de decisão mais assertivas;
  • Diminuição de erros humanos graças à assistência oferecida pelo software e pelas outras saídas tecnológicas;
  • Gestão comercial simplificada;
  • Faturamento de notas sem grandes problemas.

Tipos de ERP

Existem alguns tipos diferentes de ERP. Os mais comuns são:

  • Back office: responsável pela parte administrativa de uma empresa. Em seu pacote básico, são disponibilizadas opções comuns voltadas para faturamento, estoque e setor financeiro;
  • RH: responsável pelo gerenciamento de pessoas, também é encontrado em um pacote básico e completo. Pode trazer funcionalidades de segurança do trabalho, recrutamento e seleção, além de avaliação de desempenho.

É válido lembrar que esse tipo de serviço deve ser contratado de acordo com as necessidades das empresas, avaliando os pontos que apresentam déficit para que haja um impulso e melhor gestão.

Integração com sistemas diversos

Este tipo de software garante às empresas uma maior integração com sistemas variados. Todas as informações irão ser mantidas em uma mesma plataforma, permitindo que os setores sejam integrados, unindo tanto setores quanto departamentos. Assim, a comunicação se torna mais clara e os erros são reduzidos.

Além de tudo isso, o software também garante que todas as atividades sejam executadas de maneira segura, impedindo que os dados ou qualquer operação que seja realizada sejam invadidos e danificados de alguma maneira. Todo o armazenamento é feito com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Mais segurança de dados com ERP

Os dados são extremamente importantes para qualquer tipo de empresa. É por meio deles que há a possibilidade de adquirir a confiança do cliente, além de estabelecer metas e estratégias que tragam um futuro apropriado para a instituição. Sendo assim, quanto mais seguros os dados estão, melhor.

Quando os dados são obtidos em qualquer uma das áreas das empresas com maior velocidade, é possível que as equipes trabalhem de forma adequada e eficiente. Sendo assim, com essa integração possibilitada pela ERP, a segurança dos dados precisa ser reforçada, garantindo que nenhuma informação seja perdida ou corrompida.

Diferença entre ERP e CRM

O ERP proporciona uma gestão mais básica das empresas, sendo utilizado com o principal foco no controle financeiro, contábil e fiscal de uma organização. Além disso, o sistema consegue integrar uma série de informações relativas a pagamentos e receitas, fazendo um cálculo do custo tributário.

O CRM, por sua vez, é utilizado para gerir a base de consumidores. O principal objetivo deste tipo de sistema é garantir que as informações comerciais sejam protegidas, fazendo com que planos de ação sejam encontrados para facilitar a geração de resultados. No entanto, ambos os softwares podem ser integrados e trabalhar em conjunto.

Avaliando se minha empresa precisa de um

O ERP pode ser utilizado em diversas empresas, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes. Para saber se há uma necessidade de implementação, será preciso observar os pontos fortes e fracos da organização, verificando se há a necessidade de ampliação de gerenciamento de recursos na área humana ou de sistemas.

De uma maneira geral, em micro e pequenas empresas, o sistema garante uma maior organização para as atividades. Já em médias empresas, o uso pode garantir uma análise empresarial mais elaborada. Nas grandes empresas, os softwares costumam ser utilizados para simplificar os trabalhos de maior complexidade.

O ERP visa trazer maior segurança para as empresas, proteger os seus dados e integrar setores de uma mesma organização. Por isso, pesquisar acerca dele e implementá-lo pode fazer uma grande diferença!

pt_BRBR
Rolar para cima