Como melhorar a experiência de compra de seus clientes
5 min de leitura
Última atualização: 26 de maio de 2025

Como melhorar a experiência de compra de seus clientes

Foto de Juliana Custodio

Juliana Custodio

Fundadora da Etag Digital, formada em Business com MBA pela Universidade de Gloucestershire, traz mais de 15 anos de experiência em marketing digital e um histórico de sucesso na criação de startups internacionais.
5 min de leitura
Última atualização: 26 de maio de 2025

É muito provável que o termo “experiência de compra” já tenha passado pela mente de qualquer gestor de empresa. No entanto, uma dúvida muito recorrente está diretamente voltada para qual seria a diferença entre experiência de usuário e experiência do cliente em relação à experiência voltada para a compra em si.

A experiência de compra, em si, está voltada para todo o caminho percorrido no período de compra e venda de um produto ou serviço, auxiliando o consumidor a decidir o que levar e porque levar, além de melhorar a qualidade desse processo. Para saber como isso impacta diretamente no seu negócio, leia o artigo.

O que é a experiência de compra?

A experiência de compra nada mais é do que um conjunto de interações e sensações que passam pelo consumidor ao longo de sua jornada de compra com uma empresa. É válido lembrar que essa mesma experiência vem muito antes da finalização da compra e vai além desse momento tão relevante para a empresa.

Esse processo pode começar no momento em que um consumidor encontra o anúncio de uma empresa na internet, nas redes sociais ou, até mesmo, na televisão. Então, ele segue para o acesso no site ou no perfil da empresa e acaba englobando etapas como a aquisição e o pós-compra.

O que pode ser considerado uma boa experiência de compra?

Uma boa experiência de compra é aquela que faz com que o consumidor volte a comprar com a sua loja ou volte a solicitar os serviços da sua empresa. Para que isso seja possível, será necessário oferecer a ele métodos simples de aquisição e, também, uma plataforma segura e facilmente compreensível para levar para casa o que desejar.

Essa boa experiência de compra também pode estar diretamente relacionada com o espaço físico da loja, que se mostra um ambiente confortável e com um fácil processo de busca dos produtos desejados pelo consumidor. Quanto mais confortável o cliente se sentir, melhor será a sua experiência.

Por que fazer essa melhoria para ampliar as vendas?

Um dos principais motivos para fazer essa mudança é garantir a fidelidade do seu cliente, especialmente após a mudança de comportamento observada dentro do mercado. Atualmente, o consumidor possui todo o poder em suas mãos, sendo protegido e apoiado pelas leis, como o Código de Defesa do Consumidor.

Por isso, graças a essa segurança transmitida pela própria justiça, ele se sente à vontade para realizar comparações e escolher onde irá fazer as suas compras, tomando como base o tratamento recebido. Dessa maneira, o ideal é investir na experiência de compra para carimbar a fidelidade dos clientes.

Como melhorar a experiência de compra?

Existem alguns pontos que são essenciais para melhorar a experiência de compra para o cliente. Veja, abaixo, quais são os principais e como eles interferem de maneira direta nas vendas de uma empresa e, também, na relação entre consumidor e marca.

Saiba tudo sobre o seu cliente

Para que seja possível melhorar, de forma definitiva, a experiência de compra de um cliente, será necessário conhecê-lo. Isso se dá pelo fato de que tudo o que uma empresa faz deve estar voltado para a sua satisfação, garantindo não apenas elogios, mas também propagandas orgânicas e uma maior fidelidade diante de outras marcas do mercado.

Uma das melhores maneiras de conhecer o público e deixá-lo mais próximo da empresa é fazer uma definição de persona. Também é possível montar mais de um perfil, tendo em vista que há grandes chances de oferecer produtos para públicos diferentes. Ao elaborar esse “personagem”, torna-se mais fácil encontrar detalhes sobre cada tipo de cliente.

Foque na transparência

É importante manter uma relação aberta com o consumidor, especialmente para que ele confie na marca que está comprando. Por isso, o ideal é ser transparente em cada uma das etapas do funil de vendas, desde os anúncios pagos até os mínimos detalhes presentes no site.

Foque no layout

Por fim, também é interessante focar no layout para ter uma maior conversão. Especialmente no e-commerce, o espaço deve ser confortável e trazer uma identidade visual que fique gravada na mente de cada comprador.

Melhorar a experiência de compra é um dos primeiros passos para garantir que a sua empresa obtenha o sucesso esperado. Por isso, siga as dicas aqui deixadas e acompanhe o blog para assimilar mais sugestões para o seu negócio.

Aprenda um pouco mais:

Gostou do artigo e quer aprimorar receber mais?

Assine gratuitamente meus informativos e receba semanalmente conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail. Não se preocupe, não lhe enviarei spam.

Ao se cadastrar, você declara que leu e concorda com a nossa política de privacidade e cookies.

Foto de Juliana Custódio

Juliana Custódio

Acompanhe todos os artigos

Todos os artigos

Gostou? Compartilhe!

plugins premium WordPress
pt_BRBR