O Marketplace nada mais é do que um modelo de negócio que se tornou muito popular e trouxe grande rentabilidade para o mercado. O formato garante maior vantagem para quem vende, especialmente para aqueles que desejam criar uma loja própria dentro da internet, utilizando todos os recursos que estão disponíveis.
É muito comum ver dezenas de startups de grande sucesso na atualidade criando seus conteúdos dentro desse tipo de plataforma. Por isso, para que os interessados saibam por onde começar, este artigo traz as principais informações acerca da plataforma e de como ela pode ser extremamente rentável para quem está começando.
Índice:
ToggleO que é marketplace?
O termo em inglês “marketplace”, nada mais é do que “mercado”, em uma tradução literal. Esse tipo de expressão transmite a ideia de que há um espaço com maior liberdade para que os vendedores e compradores possam negociar e, também, expor os produtos, sejam eles físicos ou virtuais. De uma forma geral, é como se fosse um shopping dentro da web.
Este tipo de modelo que possibilita transações pela internet acaba trazendo vantagens tanto para quem consome quanto para quem vende. Isso acontece porque os clientes conseguem fazer comparações de valores e, também, podem contar com a avaliação de outras pessoas que já fizeram compras naquele ambiente.
De uma forma geral, os vendedores conseguem montar uma vitrine na internet, utilizando de várias estratégias para conseguir cativar e trazer o cliente para comprar os seus produtos ou assinar os seus serviços. Também não é necessário que os administradores dessas lojas virtuais se preocupem com fabricações ou entregas, pois há fornecedores.
Como funciona um marketplace?
Não é tão difícil compreender como funciona esse tipo de negócio. Na primeira etapa, os vendedores, ou qualquer outra pessoa que trabalhe nesse meio, recebem acesso a uma determinada plataforma para que haja a possibilidade de cadastrar os produtos ou serviços que serão oferecidos ao público.
Então, a partir desse fator, os clientes são permitidos a ter acesso ao marketplace para que comprem o que desejam ou para que consigam contratar algum serviço de seu interesse. Na maior parte dos casos, o dono ou gestor da plataforma cobra uma porcentagem sobre as vendas para cada um dos negócios fechados.
Ainda que haja essa cobrança sobre os vendedores, os clientes poderão ter acesso gratuito para realizar as suas compras, ao mesmo tempo em que podem realizar pesquisas para comparar os preços em cada uma das lojas. O funcionamento é extremamente simples para os consumidores.
Qual a diferença entre marketplace e loja virtual ecommerce?
É possível dizer que há alguns pontos bem marcantes que diferenciam um marketplace e uma loja virtual. Ambos são modelos de negócio bem diferentes, pois o primeiro é responsável por se assemelhar a um shopping virtual, enquanto o segundo é, de fato, uma loja que está dentro dos domínios da internet.
Em um marketplace, é possível observar uma série de vendedores e empresas que oferecem um mesmo produto ou serviços dentro daquela plataforma. Em sua maioria, os proprietários desse negócio acabam cobrando uma certa comissão para as vendas ou, até mesmo, uma mensalidade para que os vendedores possam pagar e manter o negócio.
No caso da loja virtual, é muito mais comum observar que há apenas um vendedor ou uma empresa por trás das vendas. Eles oferecem algum produto ou serviço e acabam tendo que gerir toda a página sem o auxílio de terceiros. Por isso, as preocupações são maiores, passando da logística ao marketing.
Principais marketplaces do mercado
Para poder começar nesse mercado, é importante ter alguns exemplos famosos, que realmente deram certo e que também podem ser excelentes opções para iniciar as suas vendas. Por isso, os principais marketplaces encontrados atualmente no mercado são:
- Amazon, com maior foco na venda de produtos físicos;
- Uber, que oferece uma boa gama de serviços de locomoção para os seus clientes;
- Airbnb, que permite que os seus clientes encontrem locais para se hospedar durante viagens ou em qualquer outra ocasião;
- Apple Store, com um foco voltado para a venda de produtos digitais;
- Superprof, que oferece serviços de profissionais de diversas áreas para tirar dúvidas e passar ensinamentos.
Como escolher a melhor plataforma de marketplace
Para saber como escolher a melhor marketplace, é necessário levar os seguintes passos em consideração:
- Antes de mais nada, realize uma pesquisa para saber quais plataformas estão em alta e possuem um bom retorno para os vendedores;
- Não esqueça de definir o seu nicho de mercado, viabilizando uma fácil busca por parte dos consumidores;
- Faça uma análise cuidadosa da reputação da plataforma escolhida, observando se ela oferece o suporte adequado para os vendedores;
- Leve em consideração o público-alvo com o qual irá trabalhar. Se necessário, faça uma busca que relacione o seu serviço e o tipo de consumidor;
- Não esqueça de calcular o valor necessário para o investimento inicial;
- Saiba se a plataforma oferece um bom suporte ao cliente;
- Entenda qual tecnologia é utilizada na plataforma.
Vantagens de vender em marketplaces
Existem muitas vantagens ao decidir vender em um marketplace, sendo as principais delas:
- Uma maior visibilidade para o seu negócio, principalmente porque a plataforma responsável pela veiculação do serviço recebe inúmeras visitas em um único dia, principalmente se souber como escolher;
- Um aumento exponencial nas vendas, visto que há uma facilidade no acesso dos clientes a uma determinada plataforma, o que os estimula a comprar graças à rápida aquisição de um produto ou serviço;
- A facilidade de anunciar, visto que são necessários poucos passos para organizar todas as informações acerca de um produto ou serviço para anunciá-lo dentro da própria plataforma.
Vale a pena anunciar em marketplace?
Sim, vale a pena anunciar em marketplace. No entanto, é importante saber qual escolher e em quais momentos anunciar. Assim como foi dito anteriormente, este tipo de plataforma acaba trazendo uma maior visibilidade para os vendedores, principalmente por causa do grande número de visitas às lojas.
No fim, a marketplace é uma das melhores opções disponíveis no mercado para quem deseja lucrar e, ao mesmo tempo, oferecer um bom atendimento para os clientes.